Como Aprender Inglês Bem Depois dos 35 Anos?

Você se acha com idade muita avançada para aprender inglês, ou qualquer outro idioma? Você já se perguntou se “é possível aprender inglês depois de velho?”. Então esse artigo é para você.

E a resposta para a pergunta acima é “Sim, dá pra aprender inglês depois dos 35, 45, 55…”! E quem diz isso é o Instituto de Neurociência do MIT (Massachussets Institute of Technology), dos mais respeitados centros de estudos do mundo.

A verdade é que você pode aprender uma língua em qualquer idade. Você não necessariamente irá alcançar o nível de um nativo, mas será capaz de se comunicar de forma muito eficiente.

O que os Cientistas dizem sobre a relação idade X aprendizado de inglês?

Desde o ano 2000, pesquisas na área de Neurociência conduzidas por cientistas do MIT mostram que pessoas podem aprender uma língua independente da idade.

Essas pesquisas revelam que um adulto pode aprender uma segunda língua melhor e mais rápido desde que sejam feitas mudanças no modo de ensino e no comportamento do aluno.

O modo tradicional de ensino pega firme nas regras gramaticais, termos técnicos e memorização de grandes quantidades de palavras. Curiosamente, nas pesquisas observou-se que uma pessoa pode aprender uma segunda língua de forma natural deixando as questões mais técnicas de lado.

O ideal é a aquisição da gramática de uso (a gramática natural) embutida nas sequências de palavras que os nativos de um idioma consideram a melhor e mais natural maneira de expressar algo.

De certa forma, o que eles dizem é que essas informações do novo idioma devem ir para o sistema neural correto (memória declarativa) e não para o “errado” (memória procedimental). Afinal, a memória procedimental é a que demora para aprender algo depois dos 12/13 anos.

Já a memória declarativa continua ativa e ávida por aprender novidades.

Essas descobertas no campo da Neurociência aliadas às descobertas do campo de Second Language Acquisition/Teaching derrubam a ideia de que é impossível aprender bem uma língua depois dos 12 ou 13 anos de idade.

Moral da história: Para adultos, quanto mais carregado em gramática, regras e “normas cultas” for o seu aprendizado de inglês, menor é a chance de você aprender o idioma!

Existem poucas opções de cursos apropriados Para Adultos no mercado brasileiro

Mas o que você tem quem fazer para começar a aprender inglês se você já tem mais de 35 anos?

Procure um curso de inglês que:

  • Que seja voltado para um público acima de 35 anos, e que utilize as técnicas de Neurociência Cognitiva no ensino de inglês. Infelizmente cursos de escolas tradicionais de inglês não vão te ajudar!
  • Que se baseie na imersão auditiva, ou seja que simulem que você está num ambiente que predomina o idioma em estudo.
  • Tenha foco em conversação e ensino reduzido de gramática;
  • Programas de computador e aplicativos para auxiliar o estudo.

Cursos de inglês existem aos montes no mercado brasileiro, porém 99% utilizam métodos de ensino que não favorecem o aprendizado por adultos.

A maioria das escolas e cursos de inglês disponíveis ainda utilizam métodos tradicionais carregados no ensino de gramática.

Agora, se você não tem tempo para frequentar uma escola de inglês e quer ter a flexibilidade de estudar em casa através da internet, fazer um curso de inglês online direcionado a adultos pode ser uma excelente opção.

Opção Viável de Curso Online de Inglês Para Maiores de 35 Anos

Dentre os cursos que utilizam métodos de ensino diferenciados para ajudar adultos a aprender inglês, uma alternativa bastante viável é o Curso Online Acelerador do Inglês Ultimate, do professor Marcelo da Luz.

Esse é um curso online de inglês que usa métodos de Neurociência Cognitiva para auxiliar no ensino do idioma. Ou seja, é um método diferente de aprendizagem acelerada de Inglês.

A proposta do curso é indicada para pessoas que:

  • São iniciantes ou que têm pouco conhecimento do idioma mas que estão travadas;
  • Querem aprender inglês e têm pouco tempo para estudar;
  • Não se adaptam em estudar gramática;
  • Precisam aprender inglês rápido para melhorar suas condições no trabalho.

No entanto, o curso não é indicado para pessoas que:

  • Preferem cursos carregados em ensino de gramática;
  • Não têm disponibilidade para estudar inglês diariamente.

O método do curso Acelerador do Inglês se baseia na imersão auditiva e escrita com reforço de repetição e utiliza técnicas de memorização com uso de programas de computador.

Assim reduz-se o uso de ensino de gramática em favorecimento de ensino de situações cotidianas mais próximas da realidade do aluno.

Resumindo: é perfeitamente possível você aprender inglês depois dos 35 anos. Mas, é preciso fazer mudanças para que o cérebro dos adultos possam adquirir a língua mais naturalmente.

Isso envolve quebra de paradigmas, mudanças no ensino, especialização dos professores para atender ao público adulto e redução da quantidade ensinada de regras gramaticais.